
Cefaleia (dor de cabeça)
A cefaleia pode ser dividida em duas classificações principais: primária (doença sem causa específica definida) e secundária (apresenta um fator causal).
A cefaleia primária engloba principalmente duas doenças: a enxaqueca e a cefaleia tensional. Em menor prevalência, ocorrem diversos outros tipos (como cefaleia em salvas, hemicrânia paroxística, hípnica e numular).
A cefaleia secundária pode ser causada por lesões intracranianas, cervicais ou faciais, alterações vasculares, uso de medicações, aumento da pressão intracraniana, infecções, entre outros.
A cefaleia primária deve ser tratada de acordo com seu tipo, podendo envolver duas linhas de medicações (abortivos de crise e profiláticos), mudanças no estilo de vida e outras terapias como acupuntura.
A cefaleia secundária é tratada com foco em seu fator causal, podendo envolver medicações, cirurgia, outras terapias como fisioterapia e mudanças no estilo de vida.
A cefaleia também pode ser tratada com auxílio de bloqueios anestésicos nervosos e musculares e a aplicação de toxina botulínica.
